Cadastramento biométrico para Rio do Campo é obrigatório e vai até 28 de junho de 2019.

por Pâmela Suélen Padilha Schörner publicado 08/04/2019 18h40, última modificação 15/05/2019 15h33

Comunicado:

O presidente Diomar Sadlowski a pedido do Cartório Eleitoral de Taió-SC, informa que:

O procedimento é feito no Cartório Eleitoral de Taió, onde os eleitores de Rio do Campo serão atendidos até o dia 28 de junho de 2019. Para realizar o cadastramento, o cidadão deve agendar um horário através do portal na internet do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

A cadastramento consiste na coleta de dados biométricos, fotografia, assinatura, digitalizada e atualização de dados cadastrais, além da comprovação documental de domicílio eleitoral.

➡ Quem precisa se cadastrar?

Todos eleitores de Rio do Campo têm a obrigação de passar pelo cadastramento. Quem fez o cadastro biométrico no ano passado não necessita voltar ao cartório.

➡ Qual é o prazo?

Para Rio do Campo, o prazo é o dia 28 de junho. Outros municípios têm datas diferentes.

➡ Como fazer?

Não é necessário ir até a Prefeitura. O eleitor precisa apenas agendar um horário no Cartório Eleitoral de Taió, que pode ser feito através deste link: https://www.tre-sc.jus.br/agendamento-eleitoral-internet/

Acessando o link, selecione o município de “Rio do Campo”, depois preencha seus dados e escolha uma data disponível para ser atendido.

Após preencher os dados no link anterior, você receberá um número de protocolo e todas as informações necessárias para realizar o cadastro.

➡ O que levar?

Documento oficial de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento).

Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses). A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida.

Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.

➡ Como ocorre o cadastramento biométrico?

O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.